5 Dicas Valiosas para os Viajantes de Primeira Viagem

- Por Carol Roque

Confira 5 dicas valiosas que vão te ajudar a preparar sua alma e seu coração para a sua primeira viagem de intercâmbio!


Viajantes de primeira viagem? Sim! Por que não? Ser um viajante é coisa de alma e não apenas de carimbos no passaporte. Querer explorar o desconhecido, conhecer novas culturas, pessoas, comidas, arte, lugares inesquecíveis... E o intercâmbio faz parte disso também, com uma vantagem a mais: Te ajuda a ficar craque naquele idioma que você tanto sonhava em dominar!
Para aqueles que nunca viajaram sozinhos e estão embarcando nessa aventura pela primeira vez, ofereço 5 dicas valiosas baseadas nas minhas experiências de vida de viajante, para desencanar das pequenas coisas e viver a sua viagem plenamente!

1 - Evite dores de cabeça. Saiba tudo o que você está comprando.

Resultado de imagem para gif homer doh

Parece uma dica óbvia, mas é importante reforçar. Na minha época, eu não conhecia agências que ofereciam essa facilidade de fechar pelo mesmo preço da escola. Fui em uma famosa aqui da minha cidade e o preço do programa era mais de duas vezes o valor que eu estava pesquisando por conta. Se tivesse fechado pela agência não teria tido problema com a escola, porém era algo que não cabia no meu bolso naquele momento. Hoje é possível comprar programas legais, em boas escolas, por preços acessíveis e sem pagar nada a mais por estar fechando com uma agência no Brasil. Pergunte muito! Para o seu agente de intercâmbio, para a escola diretamente (muitas escolas contam com funcionários que falam português), para grupos de intercâmbio no Facebook... É melhor fechar um pacote com a sensação de que está sabendo de mais do que com a sensação de que está dando um tiro no escuro (ou no pé, ouch!).


2 - Tenha a mente aberta.

Resultado de imagem para gif open mind travel

Intercâmbio não é uma extensão da sua casa ou uma viagem para um resort 5 estrelas (a não ser que você seja o Rei do Camarote).

Se você optou por casa de família, não tenha preferência pela descendência dessa família.  Todas as famílias selecionadas cuidadosamente pelas escolas são cidadãs do país que você escolheu como destino. Não é possível escolher com qual família ficar e muito menos o estereótipo dela. É muito comum no Canadá e no Reino Unido, por exemplo, famílias de descendência asiática ou árabe. Não é por isso que elas deixam de ser canadenses ou britânicas. Na minha experiência com atendimento e de colegas meus de outras agências, já vimos muitos casos de pessoas que se referem a famílias típicas desses países como sendo aquelas brancas de olhos claros. E as pessoas tentam até disfarçar dando os mais variados motivos (já ouvi até casos de preocupados com terrorismo). Tenha a mente aberta e saiba que o mundo é dos "intercambistas". Hoje não existe mais uma família típica de um determinado país, o mundo é um caldeirão de diversidades e é isso que o torna maravilhoso.

Agora se você optou por apartamento ou residência estudantil, saiba que esse tipo de acomodação é como uma república de universitários. Você pode ter alguns problemas com o choque de culturas, as pessoas na maioria das vezes não vão ter os mesmos hábitos que você e as vezes você não vai estar 100% contente com tudo que está acontecendo. Poucas pessoas podem se dar ao luxo de ficar em um quarto individual com banheiro privativo ou em um hotel, e para ser sincera, é conforto, mas foge do propósito do intercâmbio, que além de te ensinar um novo idioma também te ensina a lidar com a vida fora da sua zona de conforto.


3 - Não torne o banheiro algo decisivo na escolha da sua acomodação.

Resultado de imagem para gif public bathroom

Dica polêmica! Tem gente que não suporta dividir banheiro com desconhecidos, ok eu entendo. Mas não seria no intercâmbio uma ótima oportunidade de se desprender de velhas manias e se abrir para o novo? É uma experiência temporária, pode não ser a das mais agradáveis do mundo, mas ninguém morre disso, tenho certeza.
Na minha experiência com o hostel que fiquei no meu intercâmbio em Malta eu dividi banheiro com muuuuuita gente, tomava banho em cabine tipo de vestiário, a cabine do vaso sanitário era junto com os chuveiros... Eu ficava de saco cheio às vezes sim, mas tive que aprender a administrar as coisas e hoje sou mais desencanada. Evitava os horários de pico no banho, tinha sempre um álcool em gel comigo e nunca dispensava o uso das gloriosas Havaianas na hora do banho. Sobrevivi sem nenhum arranhão, micose ou doença misteriosa, garanto!
Digo isso porque o banheiro privativo é algo que encarece muito o intercâmbio, e essa grana pode fazer a diferença, por exemplo, naquele passeio muito massa que você gostaria de fazer.


4 - Faça amigos! Faça uma família!

Imagem relacionada

Quando você está longe da sua casa, a melhor estratégia para driblar a saudade e as dificuldades é criar laços fortes com as pessoas a sua volta. Claro que afinidade conta e o santo não bate com todo mundo, mas se permita despir dos "preconceitos" e conhecer pessoas que você nunca imaginou que conheceria. Faz bem pra alma e vai te ajudar nos momentos de dificuldade. No intercâmbio todo mundo está no mesmo barco. Longe de casa, sem conhecer ninguém, perdido com o idioma e com a cultura local, etc... Nada melhor do que se juntar e se fortalecer para enfrentar esse mundão na cara e na coragem! Você ainda pode fazer amigos para a vida toda e ter a oportunidade de visitar eles no futuro!


5 - Seja independente!

Resultado de imagem para gif its fine

Na primeira viagem é normal se sentir inseguro, mas lembre-se sempre que o intercâmbio também é um tipo de viagem que vai te ajudar a crescer para a vida. Tente resolver os problemas do dia a dia da sua maneira. Não tenha medo de falar com as pessoas ou de falar errado, não se preocupe com o sotaque e não se sinta intimidado por quem você acha que sabe mais do que você. No final das contas todos estão lá para aprender, ninguém é melhor do que ninguém e respeito é sempre a palavra de ordem. 

Claro que se você tiver um grande problema com a escola e/ou com a acomodação, sua agência deverá sempre te auxiliar. Não é mais que a obrigação dela e é um direito seu exigir isso.
Mas tente resolver problemas menores, como insatisfação com o nível que a escola te colocou ou problemas com colegas de apartamento que não seguem as regras. Claro que na dificuldade em lidar com isso a agência está aqui para te ajudar, mas saber lidar com pequenos problemas e buscar soluções próprias para eles te ajuda a crescer e te prepara para outras situações na vida. Ninguém melhor do que você para identificar suas necessidades e buscar soluções para resolver conflitos. Depois que você aprende isso, confie em mim, a vida fica mais fácil!


Intercâmbio é sempre um grande aprendizado. É o tipo de coisa que você gasta dinheiro, mas te deixa mais rico. E como não amar isso? Se joga! :)

Resultado de imagem para gif knowledge is power game of thrones

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clima em Malta - O Que Levar na Mala?

5 Lugares Incomuns para Visitar em Malta

Custo de Vida em Malta - Quanto levar?