Estudar e Trabalhar. É Possível?

Muitos de vocês que estão pensando em realizar o sonho do intercâmbio frequentemente perguntam se é possível e trabalhar no destino desejado. A resposta é: DEPENDE. Depende do que? Depende muitas vezes do país e do período que você quer estudar. Confira algumas dicas que preparamos sobre o tema:


Resultado de imagem para travel gif

Alguns países permitem o que chamamos na linguagem do intercâmbio de "programa de estudo e trabalho". Esse programa é excelente para quem deseja passar um período estudando fora, mas ainda não tem dinheiro suficiente para se manter lá fora ou não quer gastar tanto com o intercâmbio. O trabalho faz com que os estudantes tenham mais contato com a cultura local, pratiquem mais o idioma e adquiram experiencia profissional, além de uma graninha extra para ajudar nas despesas.
Os países que permitem o programa de estudo e trabalho junto com o curso de idioma são Irlanda, Austrália, Nova Zelândia.
Nesses países o trabalho é remunerado e a carga horária semanal varia. É importante avisar que as vagas geralmente são para trabalho relacionado ao setor de serviços (bares, restaurantes, hotéis, etc) e o serviço não é moleza não. Isso não significa que você nunca arranjará emprego na sua área, porém a dificuldade é maior e depende muito do seu nível de inglês.
Mas existe o benefício de vivenciar ainda mais a cultura e o idioma do país, trabalhando legalmente e usufruindo da excelente infra estrutura e qualidade de vida que esses países oferecem.

E qual é a duração mínima do intercâmbio para cada país?

Irlanda: O curso deve ter duração de 25 semanas e é possível tirar 8 semanas de férias, totalizando aproximadamente 8 meses. O período de estudo e férias pode ser renovado por mais duas vezes.
Austrália: O curso deve ter duração mínima de 13 semanas.
Nova Zelândia: O curso deve ter duração mínima de 14 semanas ou deve estar matriculado em um curso de no mínimo 20 aulas semanais e em uma escola Categoria 1, avaliada pela NZQA (New Zealand Qualifications Autorithy).

É necessário tirar visto ou permissão de trabalho?

Sim. Para a Irlanda o visto e a permissão de trabalho são concedidos no país. Para Austrália e Nova Zelândia o visto de estudante é suficiente e deve ser tirado aqui no Brasil com pelo menos 120 dias de antecedência para a Austrália e 90 dias para Nova Zelândia. Por isso planejamento é super importante!

Quantas horas posso trabalhar por semana?

Na Irlanda é permitido trabalhar 20 horas semanais enquanto estuda e 40 horas no período de férias. Os períodos de férias são pré determinados pelo governo irlandês e são os meses de junho a setembro e 15 de dezembro a 5 de janeiro. Então quando for solicitar suas férias durante os estudos é bom se atentar a essas datas para garantir a chance de poder trabalhar full time.
Já na Austrália e Nova Zelândia também é possível trabalhar 20 horas semanais e 40 horas durante o período de férias. Nesses países não há data específica para garantir as 40 horas semanais, basta estar de férias do seu curso de idioma.

É sempre importante estudar sobre as regras de cada país para ver qual se encaixa melhor nos seus objetivos e orçamento. Assim o seu intercâmbio acontece sem sustos e você aproveita com muito mais tranquilidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clima em Malta - O Que Levar na Mala?

5 Lugares Incomuns para Visitar em Malta

Custo de Vida em Malta - Quanto levar?