Estudando em Malta por Mais de 12 Semanas - E Agora?

Se você está pensando em Malta para o seu intercâmbio de longa duração (mais de 12 semanas ou 90 dias), vem com a gente e presta atenção nessas dicas e procedimentos para tirar o visto de estudante:



Para Malta é permitido permanecer sem visto por até 90 dias, o que dá aproximadamente 12 semanas de curso. Esses 90 dias, na verdade, valem para toda a área Schengen, o que compreende boa parte da União Européia (Irlanda e UK são exceções, por exemplo).
Se o tempo do seu curso ultrapassar esses 90 dias é preciso solicitar em Malta o visto de estudante para permanência no país. Não é possível fazer isso aqui do Brasil, já que que aqui não existe representação diplomática de Malta.

O que fazer antes de viajar?
Faça a reserva do curso normalmente, não esqueça do seguro viagem durante todo o período do curso e marque a sua passagem com data de volta para 90 dias da data de ida. Mas 90 dias? Sim, porque teoricamente você ainda não tem o visto, então não pode ficar por mais tempo.

Chegando em Malta, o que fazer?
Converse com a escola (é importante) e ela fornecerá a documentação necessária para o visto que cabe a ela. Além dos documentos da escola tem outros documentos que você precisa providenciar, alguns aqui no Brasil ainda. Confira a lista:

- Formulário de pedido de visto (baixe aqui);
- Comprovante de pagamento da taxa do visto (a ser paga no Departamento);
- Passaporte válido, no mínimo de seis meses da data de retorno para o Brasil;
- Duas fotografias coloridas, em fundo branco, com o rosto bem visível;
- Carta de matrícula da escola (purpose of the visit);
- Voo de retorno ao Brasil (means of transport and for the return journey);
- Prova de quantia mínima necessária para se manter em Malta (means of subsistence (support) during the journey and stay) - São 48 euros por dia podendo ser comprovado através de cartão de crédito ou pré pago, extrato de conta bancária com fundos suficientes, dinheiro em espécie, etc. Parentes ou seu emprego podem ajudar a iterar essa quantia, para isso uma carta em inglês deve ser apresentada explicando o patrocínio junto com extrato bancário com os fundos necessários;
- Comprovante de acomodação da escola, contrato de aluguel ou reserva do hotel que comprove que você tenha onde ficar pelo período do visto;
- Seguro médico durante toda a estadia, com no mínimo 30 mil euros de cobertura e válido em todos os países da zona Schengen;
- Certificado internacional de vacinação da Anvisa contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada pelo menos 15 dias antes da viagem;


Sim! É bastante coisa! Relatos de estudantes dizem que a coisa tem sido bem burocrática e eles bem chatos, mas não perca a esportiva, afinal você está em Malta! Vá com tudo preparado que eles não vão ter do que reclamar.

E onde ir?
Vá ao Department of Citizenship and Expatriate, que fica em Valetta. Não é necessário fazer agendamento, apenas pegar fila. Os horários de atendimento são:

Segunda: das 9:00 às 12:00
Terça: das 9:00 às 14:00*
Quarta: das 9:00 às 12:00
Sexta: das 9:00 às 12:00
* Apenas para visto de estudantes.

O atendimento é limitado, então chegue cedo para evitar de não te atenderem.

E depois?
Ao entregar a sua documentação (se tudo estiver certo) você vai receber um documento temporário que comprova que você está legalmente no país, porém ele é válido apenas para Malta. Isso significa que você não poderá visitar outros países até que o visto definitivo saia.

Qualquer dúvida sobre esse post mande o seu pedido de socorro no nosso e-mail!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clima em Malta - O Que Levar na Mala?

5 Lugares Incomuns para Visitar em Malta

Custo de Vida em Malta - Quanto levar?